Confira quanto cada empresa paga por funcionário ao INSS

22/07/2021

Confira quanto cada empresa paga por funcionário ao INSS



Todo funcionário que trabalha sob o regime da CLT com carteira assinada deve colaborar obrigatoriamente e mensalmente com um valor referente ao Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) , descontado direto no holerite, de acordo com a  lei de nº 8.212 

Além daqueles que pagam de forma obrigatória, existe quem contribui com o INSS voluntariamente para um dia poder usufruir de todos os benefícios oferecidos aos contribuintes.

Em um ambiente empresarial, além do que é descontado na folha de pagamento, o empregador arca com uma parte do pagamento também ao instituto, incidente sobre a remuneração paga aos colaboradores.

Valor pago pela empresa ao INSS

Empresas que estão sob o sistema do Lucro Real e Lucro Presumido devem contribuir com 20% sobre a quantia total dos valores pagos aos seus trabalhadores.

Como efetuar o pagamento

O recolhimento é feito por meio da Guia de Previdência Social - GPS. Para realizar o pagamento, o empregador precisa emiti-la pelo site da Receita Federal, com as informações solicitadas. 

Com a emissão, basta acertar o pagamento com a opção do débito em conta ou em casas lotéricas e bancos conveniados.

Negócios optantes pelo Simples Nacional devem recolher o INSS Patronal dentro do Documento de Arrecadação do Simples Nacional - DAS.

Fonte: Portal www.contabeis.com.br

escritorio-contabil