Reunião do Copom e do Federal Reserve acontecem nesta semana e devem movimentar o mercado financeiro

21/09/2021

Reunião do Copom e do Federal Reserve acontecem nesta semana e devem movimentar o mercado financeiro



No próximo dia 22 de setembro, quarta-feira, estão programadas a reunião do Copom e do Federal Reserve, dois encontros muito esperados pelos economistas e investidores que aguardam novas definições e atualizações sobre o mercado financeiro.

O Comitê de Política Monetária (Copom) se reúne a cada 45 dias para analisar o mercado e definir sobre a taxa básica de juros, com base no sistema de metas da inflação definidas pelo Conselho Monetário Nacional (CMN).

A taxa Selic atualmente está em 5,25% ao ano e a expectativa segundo os boletins financeiros para o próximo dia 22 é de uma elevação de 1 ponto percentual, após o presidente do Banco Central (BC) Roberto Campos Neto descartar a possibilidade de um aumento ainda maior.

Para 2021, a meta central é de 3,75%. Pelo sistema de metas, a meta será considerada cumprida se ficar entre 2,25% e 5,25% em 2021.

Já o Federal Reserve (Fed) é o Sistema de Reserva Federal dos Estados Unidos, semelhante ao nosso BC, responsável pela supervisão do sistema bancário e pela definição da política monetária aplicada no país, que tem reunião agendada também na quarta-feira e deverá apresentar novas projeções econômicas.

As definições do Fed impactam diretamente os mercados globais e é o evento de maior relevância da área. 

Agentes financeiros estão com altas expectativas de uma possível fala na ocasião pelo presidente do Banco Central americano, Jerome Powell, sobre indícios de que haverá a redução do volume de compras de ativos.

 

Fonte: Portal www.contabeis.com.br